domingo, 22 de dezembro de 2013

Um Conto de Natal - Charles Dickens

http://dicasdesenhos.blogspot.com/2013/12/um-conto-de-natal-charles-dickens.html
Livro da primeira edição de 1843, acima, ilustrado por John Leech
O famoso Conto de Natal sobre um rico avarento que recebe a visita de três espíritos natalinos, foi publicado em 1843 e até hoje é inspiração para diversos filmes, peças e animações. 

Na verdade, o conto foi escrito às pressas
pelo escritor Charles Dickens (em menos de um mês) com o intuito de pagar dívidas. A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias em uma semana e hoje é um dos contos mais famosos de Natal. Provavelmente jamais passou na cabeça do escritor ao escrevê-lo que este conto se tornaria tão famoso, rendendo adaptações até hoje.


Confira abaixo algumas das diversas adaptações do Conto de Natal (Christmas Carol)

O Conto de Natal do Mickey / Mickey's Christmas Carol (1983):

O Tio Patinhas, claro, é o personagem avarento,  enquanto o Mickey é o empregado dele na história. 

Curiosidade: O próprio personagem Tio Patinhas (criado em 1947) é inspirado diretamente no Scrooge (o nome em inglês do tio Patinhas é 'Uncle Scrooge')

O Natal dos Muppets / The Muppet Christmas Carol (1992):
Com Michael Caine no papel de Scrooge e Caco, o Sapo (agora Kermit) no papel de Bob Cratchit. Gonzo aparece no papel do próprio Charles Dickens, que é o narrador do filme.





Barbie em a Canção de Natal (2008)
Esta animação computadorizada gira em torno de uma versão feminina de Scrooge: Eden Starling (Barbie) é uma cantora famosa (e egoísta) que odeia o Natal. Os outros personagens que também ganharam uma versão feminina e mudaram de nome são: Catherine Britto (Bob Cratchit) e Marie (Jacob Marley).





Os Fantasmas de Scrooge / A Christmas Carol (2009): 
Animação de computador realizada através da técnica de captura de movimentos. 
Jim Carrey faz o papel do sovina Scrooge.





Batman Nõel
Nos Quadrinhos: No final de 2011, a DC Comics lançou a graphic novel "Batman: Noel". Escrita e desenhada por Lee Bermejo. Batman aparece como um amargurado e sem-esperanças Scrooge, a Mulher Gato como o fantasma do passado, Superman como o fantasma do presente, e Coringa como o fantasma do futuro.

Curiosidades:
Podem ser encontradas diversas referências ao conto de Charles Dickens. Em "Shrek", na parte final quando os personagens cantam juntos, o bonequinho de gengibre fala, sem uma perna e apoiado numa muleta: "Deus abençoe a todos". Essa é uma fala de Tim (o pequeno Tim, filho de Bob), que também tem deficiência.


Resumo Completo do Conto:
 



Scrooge recebe a visita de Marley
(Ilustração de John Leech)
Ebenezer Scrooge é um homem rico e avarento que não gosta do Natal. Ele trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu funcionário. Bob possui quatro filhos (e um deles, Tim, tem paralisia nas pernas). 

Scrooge nega o feriado para seu empregado, alegando que isso lhe traria prejuízo. E quando seu próprio sobrinho o convida para apssar a ceia de Natal juntos, Scrooge recusa rudemente.
À noite, na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do fantasma de seu ex-sócio, Jacob Marley, morto há sete anos. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que nunca foi generoso em vida, mas que Scrooge ainda tem uma chance, e o avisa de que ele receberá a visita de três espíritos.

O primeiro espírito, o Espírito dos Natais Passados, chega e leva Scrooge de volta no tempo, para relembrar seu passado até o inicio da vida adulta, quando Scrooge ainda amava o Natal. O espírito desaparece deixando Scrooge de volta ao seu quarto.
O segundo espírito, o do Natal do Presente, um gigante risonho, mostra a Scrooge as celebrações do presente, inclusive a humilde comemoração natalina dos Cratchit (família de seu funcionário), onde se vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida.
O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, não fala nada, apenas aponta, e mostra a Scrooge sua morte solitária, sem amigos.
Após essa visita dos três espíritos, Scrooge acorda renovado. Passa a amar o espírito de Natal como ninguém, se torna generoso a todos que precisam e ainda ajuda a família de seu empregado Bob Cratchit (principalmente o pequeno Tim). E fim :)

Ilustração de John Leech



Leia o Livro Completo:

Como 'O Conto de Natal' de Charles Dickens já está em domínio público, pode ser baixado gratuitamente na Internet. Escolha uma das opções abaixo ;)

Em Português: 
Baixar o PDF  ou Ler Online

Em Inglês 
Baixar PDF: A Christmas Carol 
Para ler online em inglês (com ilustrações da primeira edição);
Ou escolha outras opções (EPUB, etc) no site  Gutenberg.org
Related Posts with Thumbnails